domingo, 24 de maio de 2009

não Merecemos

Não Merecemos os ESPERTOS que Temos-
t
oda a gente
Sabe que uma das poucas coisas que têm feito Andar portugal para a frente é a Esperteza dos que tiveram a pouca Sorte de por cà nascerem.
basta recordar a HistOria para perceber que o pessoal sO se safou à custa de Golpadas e de desenFianços.
começou logo com o Afonso Henriques a trocar as voltas à mãe, e a partir daI foi uma sequência infidàvel de Manhas, truques; espertezas, que nos levaram a Fintar os mongas do espanhOis no tratado de Tordesilhas.
foi também à Custa do nosso
Desenrascanço Inato que abastecemos de imigrantes as franças e as alemanhas e pusemos gajos que nem sabiam ler nem escrever a ombrear com os locais mais literatos e Educadinhos.
ora, esta esperteza, que nos foi dada pelo Criador em alternativa ao petrOleo ou às minas de carvão, é um Activo importantIssimo que interessa Preservar e Desenvolver, jà que é mesmo a Unica coisa que nos resta para disputar o campeonato das nações!
é por isso com Enorme Espanto e alguma revolta que temos assistido nos Ultimos tempos a esta repugnante investida contra a esperteza nacional.
-qualquer GAJO que consiga montar um qualquer esquema para se safar é logo perseguido pelos jornais e televisões que não sossegam enquanto não lixam o Homem.
...ora isto não me parece bem.
os casos de desenrascanço são exemplo perfeitos da capacidade de os portugueses ultrapassarem os obstàculos e barreiras que lhes põem no caminho e, em lugar de serem tratados como crimes ou pecados,
deveriam ser ensinados na Escola, colocados nos manuais ao lado da batalha de Aljubarrota e de outros feitos herOicos.
-aliàs, toda a Sociedade està formatada por forma a que o acesso às benesses sO seja possIvel aos mais capazes na arte da Golpada e do desenrascanço.
se um Gajo quer mudar uma janela em casa ou pintar o portão da garagem, a Unica coisa que tem a fazer é descobrir a forma de dar a Volta aos Regulamentos e aos Fiscais da câmara.
se não for po aI defronta uma tarefa CiclOpica, tão difIcil e complexa como a de marcar, sem Cunhas nem conhecimentos, uma consulta de cardiologia num hospital pùblico em tempo ùtil.
-ou seja, tudo està Montado para que a ùnica forma de resolver os problemas seja através de Truques e Espertezas e agora aparecem uns tipos a querer Lixar os mais ExImios nessa Arte!
_
não dà mesmo para Entender. Manuel Ribeiro- in notIcias magazine(22/05/05)

Sem comentários: